domingo, 2 de outubro de 2016

AKC: a maior, mais amada e mais odiada federação de Agility da América

(CLIQUE PARA LER A NOT'ICIA COMPLETA)
A AKC ou American Kennel Club é a maior entidade cinófila dos Estados Unidos. É responsável por (quase) todas as atividades caninas da América. Exposições de beleza, provas de Agility, Flyball, Herding, e por aí vai. Ou seja, ela manda na porra toda. É ela a responsável pela formação dos times que vão ao Mundial e ao Europeu.



Dentro do Agility, ao longo dos anos, a AKC cultivou amantes apaixonados e críticos ferrenhos com a forma com que vem desenvolvendo o esporte nos Estados Unidos. Mas por que? Vamos aos pontos!


Os amantes da AKC
A AKC cultiva no Agility a abertura do esporte para todos. Todas as raças tem seu espaço. Foi a AKC que criou no passado as diferentes alturas de saltos que hoje outras Federações como USDAA e UKI seguem, abrindo assim o esporte para cães de todos os tamanhos. O Invitational, um dos campeonatos nacionais mais importantes do país premia por raças assim como funcionam as exposições de beleza. Apenas um cão de cada raça vai a final. É a entidade com a maior diversidade de raças do país.


Figura 1 (Jumping Master, longas retas)
CLIQUE PARA AMPLIAR
Além disso, as pistas da AKC são abertas, com muitas linhas retas, com baixo nivel de complexidade, não tem “outs” e com pouquissímos pontos de riscos. As pistas da categoria Master (o grau 3 do Brasil) podem ser comparadas a pistas Iniciantes em federações como USDAA, UKI e até mesmo FCI (veja figura 1). Essa política abre as portas para competidores que pensam apenas no Agility FUN e abre o esporte para crianças, idosos, e pessoas com dificuldades de movimentação. Não é raro ver pessoas conduzindo seus cães paradas na meio da pista à distância. Abaixo deixo vídeos da prova que disputei nesse final de semana para que vocês tenham idéia de como são as pistas.
Mas nem tudo são rosas na AKC.

Os críticos da AKC
A AKC sofre críticas ferrenhas principalmente por parte dos condutores de ponta no país. Pessoas que querem ir ao Mundial e Europeu reclamam que as pistas da AKC não preparam ninguém para esses torneios por serem tão simples. É bom lembrar que para se classificar para o Mundial e Europeu é necessário passar por uma seletivas da AKC. E para se ir para essas seletivas é necessário competir pela AKC em busca de uma quantidade “x” de Excelentes Zerados. Ou seja, condutores que gostam e procuram por pistas mais complexas acabam tendo que, obrigatoriamente, passar pelas pistas abertas da AKC. Esse fenômeno levou a muitos condutores de ponta do país a simplesmente deletarem de suas vidas o Mundial e o Europeu, se focando na Europa em torneios como Crufts, WAO e IFCS. Em 2016 os Estados Unidos trouxeram duas medalhas de ouro no WAO com duplas que certamente poderiam ajudar o país no Mundial.

Os condutores que por sua vez querem ir ao Mundial e Europeu usam uma estratégia diferente. Assim que a temporada começa eles mergulham de cabeça  nas provas da AKC tentando seus Excelentes Zerados em poucas semanas para assim ficarem livres e poder competir o resto do ano em federações que oferecem pistas mais complexas como USDAA e UKI.

Figura 2 (Jumping Premier)
CLIQUE PARA AMPLIAR
Afim de tentar segurar esses competidores, a AKC desenvolveu um nova classe chamada PREMIER (pronuncia PRIMIRR). Um categoria com pistas mais complexas, seguindo os moldes das pistas européias Veja figura 2. Mas com isso, dois problemas surgiram:


1)     Alguns clubes deixaram de oferecer essas classes pois não há procura. Em provas locais com 300 cães em média, poucos condutores aparecem para competir na Premier.


2)   Os juizes da AKC ainda não acertaram a mão com as pistas Premier e acabam criando pistas muito simples e bem diferente das pistas vistas em Mundiais, o que não é exatamente o que esses condutores procuram.



Enfim, a AKC é uma federação que apóia o Agility para todos: cães e condutores. E ofecere Agility para uma demanda enorme de condutores que não teriam condições físicas ou técnicas para competir em pistas mais complexas. Eu acredito que a AKC é responsável pela grande quantidade de praticantes nos Estados Unidos. Sem ela, muitas pessoas desistiriam e abandonariam o esporte. Eu não compito muito na AKC, eu confesso, mas quando vejo outros condutores reclamando da simplicidade das pistas eu sempre respondo que a grande vantagem do Agility nos Estados Unidos é a possibilidade de escolha. Coisa que não acontece em outros países onde ou se aceita as regras da única federação existente ou não se pratica. Eu espero que as pistas Premier evoluam e que, ao mesmo tempo, as pistas abertas para as pessoas que apenas querem se divertir continuem. Vídeos abaixo de duas pistas que fiz na última prova da AKC, nesse final de semana.

Em breve vou falar sobre a completíssima USDAA, talvez a mais completa federação de Agility do planeta, e da UKI, a nova federação que se iniciou em 2013 e rapidamente conquistou praticantes pelo país com sua mistura de FCI e USDAA, suas classes desafiadoras e seu sensacional campeonato nacional, o US Open.

Vídeo 1: AKC Jumping Master
Se o vídeo não abrir, clique no link e você poderá ver o vídeo no Youtube!





Vídeo 2: AKC Jumping Premier
Se o vídeo não abrir, clique no link e você poderá ver o vídeo no Youtube!
https://www.youtube.com/watch?v=TdqQh-XyYWo






Nenhum comentário:

Postar um comentário