terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Américas & Caribe e os americanos

O maior torneio das Américas? Em quantidades de países podemos dizer que sim. O A&C é o torneio que reúne a maior diversidade de países das Américas dentro do mesmo torneio. Em quantidade de duplas não, visto que há torneios nos Estados Unidos como o Cynosports e o US Open que chegam a reunir mais de 1000 cães por edição.

De qualquer forma, na minha opinião o A&C é o mais importante torneio das Américas e teria condições de se tornar um dos torneios mais importantes do mundo. Vou falar um pouco mais sobre isso abaixo.

Os americanos aos poucos começam a olhar de outra forma para o A&C, principalmente para condutores que vão ao Europeu e ao Mundial que enxergam o A&C talvez como uma preparação e oportunidade para competir com os juízes que estarão julgando o Mundial.

Mas na teoria o A&C não existe oficialmente para os americanos. E isso é devido ao fato que nenhuma federação de agility nos Estados Unidos reconhece o torneio. Você pode entrar agora mesmo nos site da AKC, USDAA ou UKI e não há absolutamente nada sobre o torneio. Não há informações, data de prova, formulário de inscrições, absolutamente nada.

Essa função de “organizador” do time que vai ao A&C caiu no colo de uma das condutoras americanas mais conhecidas pelo pessoal da América do Sul (não há necessidade aqui de citar seu nome). Por vários anos ela vêm competindo anualmente no A&C e conhece como ninguém nos Estados Unidos esse torneio. Cabe a ela receber as inscrições de quem está interessado em ir, organizar uniformes e escolher o time para o torneio oficial.

Em 2015, no Américas & Caribe no Brasil, a equipe americana foi recorde. Levando um número de condutores nunca antes visto. Humildemente eu pego um pouco dessa responsabilidade pois naquela época fiz uma campanha gigantesca por aqui para levar mais e mais competidores. Acabamos levando vários amigos para competir no Brasil. Naquela oportunidade acabei "beliscando" dois pódios com Jack Bauer

Acho que passa a ser uma questão de tempo até que alguma Federação americana comece a reconhecer o valor desse torneio e assuma a responsabilidade por ele, tirando isso das costas de uma única pessoa. Se isso acontecesse, os Estados Unidos poderiam levar mais e mais duplas e o A&C se tornaria mais popular por aqui. A escolha lógica seria a AKC assumir essa responsabilidade por se tratar da Federação americana ligada a FCI, mas eu duvido muito que a AKC assuma isso. Talvez a UKI possa fazer o mesmo e seguir o exemplo do que fez com o WAO, que era um torneio sem reconhecimento na América e que depois da UKI assumir a responsabilidade pelo time se tornou um dos torneios com as vagas mais disputadas pelos americanos.


Quanto ao A&C em questão, como disse anteriormente, poderia se tornar um dos torneios mais importantes do mundo, talvez com um patrocinador forte e oferecendo pistas simultâneas poderia trazer mais competidores da Europa. As maiores reclamações que ouvi de amigos americanos que foram a alguns A&C é com relação a longa espera até chegar a sua vez de correr suas pistas. São longos dias. Eu não estava no Peru anos atrás mas alguns amigos me disseram que eram longas horas esperando para se fazer duas pistas. Isso faz com que algumas pessoas não voltem. Talvez organizar um calendário de provas onde minis e midis correm pela manhã e Standards a tarde. Ou mesmo um dia só com Standard e outro só com Mini-midis, enfim difícil de bate-pronto pensar em uma situação enquanto escrevo esse texto.  

De qualquer forma a América do Sul é um ponto turístico forte para Europeus e Norte-Americanos e esse fato por si só ja pode ser um baita atrativo quando provas são realizadas em pontos turísticos e os condutores têm algumas horas para conhecer a cidade e não ficar em uma prova das 8 da manha as 9 da noite.  

E quem sabe no ano que vem não estaremos no Chile? ...por falar nisso, alguém tem informações sobre o Américas & Caribe do ano que vem?

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