quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Os "gigantes" Border Collies americanos!

Existem basicamente 3 tamanhos de Border Collies nos Estados Unidos, os pequenos ou mini Border Collies, os médios e os de tamanho tradicional por aqui. E eles são grandes!

Filhote gigante! 10 meses e maior que Jack Bauer
Jack Bauer e Brown meus dois Border Collies são pequenos anões quando comparados com os tradicionais Border Collies americanos. Para se ter uma idéia, estou com um filhote de 10 meses de idade, nascido nos Estados Unidos e de pais e avós americanos. Aos 10 meses de idade ele já é mais alto do que Jack Bauer e Brown.

Os mini Border Collies competem por aqui na classe 16 polegadas (40cm), os médios normalmente competem na classe 20 polegadas (50cm) e os de tamanho tradicional na classe 24 polegadas (60cm).

Desde quando me mudei sempre competi na classe 24 polegadas e sempre (SEMPRE!!!) meus cães foram os tampinhas do grupo. É muito difícil competir contra cães tão maiores. Com passadas mais largas e mais força muscular eles já têm uma vantagem física natural. É como eu com meus 1.66 metros de altura tentando jogar basquete contra pessoas de mais de 2 metros de altura.

Em 2015 coloquei Brown na categoria 20 polegadas e o moleque começou a voar, tento a possibilidade de competir contra cães da mesma altura (muito deles Border Collies). Jack Bauer mesmo com a inferioridade de altura conseguiu resultados importantes com pódios em torneios Regionais e Nacionais.

No último US Open a nona posição de Jack Bauer em uma classe com mais de 200 cães foi extraordinária, mas chega a hora de começar a poupá-lo. Chegando aos 8 anos de idade em 2017 Jack Bauer começará a competir na mesma altura que Brown, a 20 polegadas.

O único ponto negativo é que ele passa a não ser mais elegível para competir por vagas em nenhum torneio internacional. Mas, como minha meta não é mais essa com ele eu nem estou preocupado com isso. Em 2017 temos Cynosports, dois Regionais e muita estrada pela frente. Quem sabe com o “gigante filhote” em mais alguns anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário